Antes de começar este artigo quero te lembrar que a base de dados (lista de clientes) é mais valiosa que seu próprio negócio em si. Dito isto, eu pergunto: como você está cuidando deste capital?
Seu dinheiro você aplica, investe na empresa, paga suas contas.
Mas você já parou para pensar que, ao depender totalmente do iFood, seus dados de clientes estão sendo monetizados por outra empresa? É o que sem perceber você está fazendo hoje ao terceirizar totalmente as operações de seu negócio, principalmente no ramo de serviços.
Concordo que sem utilizar uma plataforma de intermediação como iFood, seus rendimentos em volume não serão atraentes, e a concorrência terá muito mais chances de captação por utilizar o serviço destas plataformas. Sou muito favorável a tecnologia, por motivos óbvios. Porém, não percebemos que estamos abrindo mão de valiosos recursos.
A base de dados de seus clientes, pode ser utilizada para vendas em datas especiais, promoções e diversas outras estratégias de vendas. Hoje seu cliente usa a plataforma de pedidos, você faz o produto, encaminha para entrega e fim. Mas quem era este cliente? Homem, mulher, idade, estado civil, aniversário, dados de contato, endereço?
Não tendo acesso a estes dados, como você pode oferecer pratos especiais em datas comemorativas? Como fazer de campanhas de entregas gratuitas por geoprocessamento (locais de endereço).
Você fica à mercê de que em datas especiais e de maior faturamento. Conta com a sorte caso este cliente lembre de sua empresa ao acessar o aplicativo. Contando com a sorte de que ele não receberá outras ofertas, de que não haja leilão de serviços/produtos similares com preços mais baixos, de tempo de entrega menos, e se passar por estas etapas ele ainda desejar, fazer o pedido, podendo ser ou não com sua empresa.
Mas se você tiver o domínio dos dados de seu cliente, pode se antecipar, oferece antes propostas personalizadas, no momento mais lucrativo para sua empresa, livre de leilão, de custos extras, de pagamento de comissões e em uma conversa bem mais franca e personalizada com seu cliente.
O iFood é um aliado, mas não deve ser seu único canal. Quem domina os dados do cliente, domina o futuro do negócio.
Na acmX somos especializados em manter, reter e gerar este tipo de base de dados, para dar a sua empresa a liberdade de escolha, de aumento de lucratividade, de redução de custos e de contato mais personalizado com seu cliente.



